domingo, 1 de julho de 2012

PROJETO MÚSICA NA CRECHE





Creche Municipal " Maria Inez Crepaldi"


Berçário II, Maternal I "A/C , Maternal II.





PROJETO MÚSICA NA CRECHE





RESPONSÁVEL: Márcia Neide Luccas

COAUTORAS: Paula Juviane Andreotti

Adriana Rosa

Maria Ap. Argentino Moraes






Trabalho apresentado como requisito ao

Primeiro Simpósio De Práticas Educativas:

"Potencializando Aprendizagens"






LENÇÓIS PAULISTA

2012

INTRODUÇÃO
  A música é a linguagem que se traduz de forma sonoras capazes de expressar e comunicar sensações sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silencio.
  A música está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações: festas e comemorações, rituais religiosos, manifestações cívicas, políticas, etc. Faz parte da educação desde há muito tempo, sendo que, na Grécia antiga, era considerada como fundamental para a formação dos futuros cidadãos ao lado da matemática e da filosofia.
  A integração entre os aspectos, sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos, assim como a promoção de interação e comunicação social, confere carácter significativo à linguagem musical. È uma das formas mais importantes de expressão humana, o que por sí só sua presença no contexto da educação, de um modo geral, e na educação infantil particularmente.
  De acordo com os parâmetros curriculares, a música no contexto da educação infantil vem, ao longo de sua história, atendendo a vários objetivos, alguns dos quais alheios as questões próprias dessa linguagem. Tem sido, em muitos casos suporte para atender vários propósitos como a formação de hábitos, atitudes e comportamentos, auxílio na memorização de conteúdos relativos a números, letras do alfabeto, cores, etc; trazidos em cações.

PLANO DE AÇÃO
O QUÊ
QUEM
QUANDO
- Reunir a equipe para organização do projeto.


- Selecionar repertório a ser apresentado.


- Organizar os instrumentos da bandinha.

- Iniciar os ensaios.







- Organizar decoração e confeccionar os convites.


- Realizar parceria.
- Professoras Paula, Márcia, Adriana e Maria Aparecida.

- Professoras Paula, Márcia, Adriana , Maria Aparecida e alunos.

- Professoras Paula, Márcia, Adriana e Maria Aparecida.

- Professoras, alunos e monitoras: Susana, Valdirene, Elaine, Joelma, Lidiane, Sandra, Gisele, Amanda, Bruna e Mônica.

- Professoras e Gestoras: Sandra e Evanilde.


- Orquestra Municipal de Cordas, sobre a regencia do Maestro Antonio, diretor da Educação Luiz Eduardo Conti, da Assessora de Educação Senhora Maria José e de toda a comunidade escolar.
- Primeira quinzena do mês de Abril de 2012.


- Primeira quinzena do mês de Abril de 2012.


- Segunda quinzena do mês de Abril de 2012.


- Segunda quinzena do mês de Abril de 2012.






- Primeira quinzena do mês de Maio de 2012.



- Dezoito de Maio de 2012.
 
 
DESENVOLVIMENTO

  Segundo os métodos e metodologia baseada na Educação Musical, o repertório a ser utilizado é bem variado e a seleção se dá de acordo com o objetivo em que a atividade é direcionada, desta forma são utilizadas músicas de cantigas de roda, cantigas folclóricas, canções de ninar, rimas, parlendas, além de músicas instrumentais e eruditas, instrumentos de percussão como: pandeirinhos, chocalhos, guizos, colheres, entre outros instrumentos, e também sons do próprio corpo: palmas, pés, pernas, etc.
  As aulas são diferenciadas de acordo com a idade das crianças. O tempo de duração da aula é de aproximadamente de 20 minutos, uma vez por semana.
  A cada data comemorativa do calendário nacional reúnem-se as turmas da Unidade Escolar para as respectivas apresentações à comunidade, possibilitando, assim a oportunidade da família conhecer e/ou acompanhar o desenvolvimento de seus filhos.
  No decorrer do projeto há a intenção de possibilitar as crianças da unidade escolar e seus familiares o contato com músicos e/ou pessoas da comunidade que toquem alguns instrumentos. 
  No dia 18 de maio a comunidade escolar foi convidada a apreciar a apresentação de música com as crianças e a participação especial da Orquestra Municipal de Cordas.
  A música é um projeto desenvolvido com as crianças da creche durante o ano todo. Com a chegada do “ Primeiro Simpósio de Práticas Educativas” não tivemos dúvidas que seria apresentado o projeto música. No primeiro momento nos reunimos para programarmos como seria desenvolvido cada passo do projeto. Em seguida, fizemos a escolha do repertório, onde procuramos por músicas de fácil compreensão, com clareza na palavras para que as crianças mostrassem melhor desempenho e interesse pelas música selecionadas. A partir da escolha do repertório, fizemos a organização dos instrumentos da bandinha ( guizos, pandeiros, chocalhos, colheres). Iniciamos os ensaios com as turmas (BII, M I A, M I C e M II). Tivemos o envolvimento das professoras ( Paula, Márcia, Adriana e Maria Aparecida) e a colaboração das monitoras.
  Durante os ensaios as crianças se mostraram bastante entusiasmadas com as músicas, sendo que uma delas “ A Barata Diz Que Tem”, foi escolha da maioria das crianças, por gostarem muito da música. Os ensaios aconteceram de forma espontânea, lúdica, participativa, divertida e com bastante interação, o que proporcionou bons resultados!
  Com os ensaios bem organizados demos andamento à decoração e confecção dos convites da creche, que teve envolvimento das professora.
  No dia 18 de maio, foi a data escolhida pela equipe, para a apresentação do projeto à comunidade escolar, onde tivemos a honra de recebermos na nossa creche a “Orquestra Municipal de Cordas”, o Diretor da Educação Senhor Luiz Eduardo Conti, da Assessora de Educação Senhora Maria José e de toda a comunidade em geral.

RESULTADOS
  O eixo música é trabalhado na Educação Infantil, e é um dos principais eixos, pois observamos que através da música as crianças se desenvolvem na oralidade, na expressão corporal e na socialização.
  Observamos que a partir do momento que esse projeto se fez presente, as crianças se interagem melhor com outras turmas mostrando interesse e entusiasmo.
   Para que esse projeto acontecesse de uma maneira lúdica e espontânea contamos com a colaboração da Professora Márcia que possui habilidades musicais e instrumentais dando enfase e aprimorando cada vez mais a paixão e o interesse pelo prazer musical.
ENSAIOS


O GRANDE DIA DA APRESENTAÇÃO!!!
TODA EQUIPE ENVOLVIDA!!!
 
 
 
 
 
 










Nenhum comentário:

Postar um comentário